Probleminhas assim acontecem

Sentindo-se mal-humorado ou um pouco deprimido? A conexão humor-comida tem sido alvo de recentes pesquisas e muitos especialistas agora reconhecem que certos alimentos têm um poderoso efeito sobre o humor.

Vamos olhar primeiro para os alimentos que podem afetar negativamente o seu humor!

1. SOJA: Contém substâncias que deprimem a função da tireóide. Isto pode levar à exaustão e irritabilidade, entre outras coisas.
ALTERNATIVA: Beba leite de amêndoas, nozes ou arroz, por exemplo e procure outras fontes saudáveis de proteína tais como nozes, ovos ou grãos como a quinoa.

OBS: Produtos de soja fermentados, tais como tempeh e missô são aceitáveis, porque o processo de fermentação retira as propriedades negativas da soja, então pode comer!

2. DIETS: Muitas pessoas me dizem que optam pelo refrigerante diet ou doces diet acreditando que ser uma escolha saudável. Produtos do tipo “diet” contem altíssimas quantidades de produtos químicos, incluindo adoçantes artificiais causando uma série de questões de saúde, incluindo dores de cabeça e alterações de humor.
ALTERNATIVA: Beba água fresca com um limão espremido, busque por doces que não contém açúcar ou, que utilizam adoçantes saudáveis que não fazem mal à saúde como estévia, xylitol ou eritritol.

3.AÇÚCAR: O consumo de açúcar em qualquer uma de suas formas (incluindo xarope de agave ou xarope de milho) fornece uma energia instantânea – a glicose se eleva rapidinho no seu sangue – E aí como a glicose no sangue sobe, seu corpo libera insulina para absorver a glicose/açúcar. Quando este efeito normaliza e volta ao normal pode ser que você sinta uma brusca alteração no seu humor, se sentindo de alegre à cansado.
ALTERNATIVA: Experimente adoçantes naturais, como a estévia ou xilitol.

Assim como certos alimentos podem impactar negativamente o humor,

outros fazem você se sentir ótimo!

 

1. FIBRAS: Ingerir alimentos ricos em fibras pode aumentar o nível de serotonina no cérebro, o hormônio que deixa você em paz e felizinho.
Alimentos para usar: quinoa, linhaça, aveia em flocos, arroz integral

2. SELÊNIO: A deficiência de selênio pode levar a problemas de irritabilidade, depressão e tireóide. Ingerir alimentos ricos em selênio melhora a função da tireóide e melhora o humor, mas não exagere: Seu corpo não precisa de muito selênio – pouco já muito – procure consumir moderadamente.
Alimentos para usar: castanha do brasil (2 unidades ao dia) e cogumelos.

3. FOLATO (B9): A deficiência de folato tem sido também associada à depressão, uma vez que pode diminuir os níveis de serotonina no cérebro.
Alimentos para usar: Vegetais verdes-escuros como rúcula, couve e espinafre além de leguminosas como lentilhas ou feijão.

4. FAMOSO ÔMEGA 3: Um estudo de 2006 da Universidade de Pittsburgh mostrou que pessoas que tinham baixos níveis sanguíneos de ômega-3 no sangue, tinham maior probabilidade de depressão leve.
Alimentos para usar: linhaça, nozes, sementes de chia e quinoa.

5. VITAMINA D: A vitamina D é transformada basicamente pelo contato da sua pele com a luz do sol. Por isto que sabe-se que em climas como o inverno, muitas pessoas sofrem de deficiência de vitamina D, o que pode levar a problemas de humor. Devido a isso, muitos especialistas recomendam a suplementação de vitamina D (mas veja um profissional antes!) ou comer alimentos ricos deste nutriente durante o inverno ou em locais que são muito frios e quase não há sol.

Alimentos para usar: Cogumelos tipo shitake, ovos e sardinha.

6. GORDURAS BOAS! O cérebro precisa de gordura para funcionar corretamente, imagine que mais da metade do nosso cérebro é feito de gordura. A bainha de mielina, revestimento do braço dos neurônios é constituída em 80% por gordura. Infelizmente, a sabedoria convencional sugere que todas as gorduras são ruins para você, fazendo as pessoas se afastar do consumo deles ficando deficientes em alguns nutrientes essenciais à um cérebro saudável.

Alimentos para usar: abacate, óleo de coco, nozes, amêndoas, semente de girassol.

7. O PODEROSO SUCO VERDE: Como você começa o seu dia faz uma enorme diferença, não é? Vegetais verdes-escuros como a couve contém altas quantidades de magnésio. Este mineral tem efeito relaxante que pode ajudar a reduzir o estresse e à melhorar o humor também.

Quer saber como fazer? Experimente começar com este receita clicando aqui.