Não há nada que eu goste mais do que uma boa caneca quente de caldo de osso para me ajudar nos meses frios de inverno. Isso me aquece de dentro para fora além dos inúmeros benefícios à saúde.

Fazer caldo de osso está voltando às prescrições de médicos, nutricionistas e curandeiros. E sem dúvida, você já ouviu o velho ditado de que a canja de galinha ajuda a curar um resfriado, levanta a imunidade e por aí afora.

Você sabia que caldo de osso (também conhecido como ‘bone broth”) é a receita nº 1 que você pode consumir para:

  1. Nutrir o organismo com todos aminoácidos essenciais e minerais
    Muitas pessoas no Brasil são deficientes em um ou mais minerais devido a deficiências dietéticas ou má absorção (também conhecido como intestino irritável). Atualmente nossos solos essão tão pobres em minerais que obter esses minerais traço através dos ossos é extremamente importante. À medida que os ossos cozinham na água, os minerais e outros nutrientes difíceis de obter são lixiviados dos ossos para a água. O caldo caseiro é rico em cálcio, magnésio, fósforo e outros minerais. O caldo contém minerais em uma forma que o corpo pode absorver facilmente – não apenas cálcio, mas também magnésio, fósforo, silício, enxofre e minerais. Ele contém o material decomposto de cartilagem e tendões – substancias como sulfatos de condroitina e glucosamina, agora vendidos como suplementos caros para artrite e dores nas articulações.
  1. Melhora a densidade óssea
    O cálcio que sai dos ossos e é fervido suavemente no caldo está pronto para ser absorvido pelo corpo e absorvido pelos ossos. É uma arma perfeita contra uma osteoporose.
  2. Gelatina para a saúde das articulações
    A gelatina é a forma cozida de colágeno, que compõe cerca de metade da proteína em nossos corpos, então você está realmente “fortalecendo o corpo” quando a consome. A glucosamina no caldo ósseo pode estimular o crescimento de novo colágeno, reparar as articulações danificadas e reduzir a dor e a inflamação. Além disso, a gelatina oferece glicina, um aminoácido que promove a cartilagem saudável e, em última análise, ajuda a evitar dores nas articulações. Em um ano, os problemas debilitantes do quadril que experimentei eram a coisa do passado!
  1. Caldo de osseo ajuda a curar o trato digestivo
    O revestimento intestinal deve ser permeável para o transporte de nutrientes. No entanto, esse revestimento pode se tornar muito permeável devido a fatores de estilo de vida: estresse, toxinas, aditivos alimentares, uso de anticoncepcionais de longo prazo, bem como crescimento excessivo de bactérias e fungos. Pense em fazer grandes buracos nas telas de sua casa. O ar fresco passará, mas também as moscas e os mosquitos.
  2. O intestino irritável – ou hiperpermeabilidade intestinal – funciona assim: partículas de alimentos não digeridas deslizam pelo revestimento intestinal e passam diretamente para a corrente sanguínea. Uh oh! Quando isso acontece, o sistema imunológico tem uma reação exagerada e começa a atacar os próprios alimentos que você ingere – chamamos isso de sensibilidades alimentares.

Com o tempo, isso pode se transformar em um problema auto-imune em que seu sistema imunológico pensa que seus próprios tecidos se parecem com a molécula de leite ou feijão verde contra a qual tem lutado nos últimos anos. Em outras palavras, seu corpo começa a se atacar.

O caldo contém colágeno e os aminoácidos prolina e glicina que podem ajudar a curar as paredes celulares danificadas. Um jejum de caldo de osso por 3-4 dias fará maravilhas para ajudar a reparar o intestino irritável.

FIGURA 2 Trad

5. Luta contra infecções
O caldo de osso fornece uma fonte rica de minerais e aminoácidos que fornecem ao corpo matérias-primas para reconstruir células mais fortes e saudáveis. O caldo ósseo também aumenta a atividade antioxidante no corpo. Na medicina tradicional chinesa, o caldo de osso é usado para estimular o sistema imunológico e combater infecções.

  1. Caldo ósseo atenua o estresse e promove o sono
    Pesquisas mostram que consumir caldo de osso antes de dormir ajuda a induzir o sono por causa do aminoácido glicina. A glicina desempenha um papel importante nos neurotransmissores do cérebro. Portanto, a ingestão de caldo de osso não apenas melhora a qualidade do sono, mas também ajuda a reduzir a sonolência diurna e ajuda a melhorar a memória e o comportamento de aprendizado durante as horas de vigília. A mesma função pode até resistir ao câncer e ao crescimento do tumor.

9. O caldo de osso melhora a desintoxicação.
O caldo ósseo também é importante para a saúde do fígado e desintoxicação natural. Nossos corpos estão continuamente se desintoxicando dos alimentos que comemos, da água que bebemos e do ar que respiramos (sem falar dos produtos que colocamos na pele ou usamos para limpar nossa casa). Este processo de desintoxicação é feito principalmente pelo fígado (e em menor grau, pelos rins). A glutamina, junto com a cisteína e a prolina, é necessária para a produção de glutationa, que é o principal antioxidante que sustenta o fígado em sua capacidade de acompanhar nossa carga tóxica diária.

Interessante?

Pra aprender como fazer essa receita fácil, clique aqui