Sim, não há dúvida: existem evidências que indicam que a ingestão de certos nutrientes promovem melhora no desempenho da memória e na função cognitiva.
Inclusive, é possível evitar a perda progressiva e fisiológica do funcionamento de neurônios com uma dieta rica em nutrientes!
Confira 4 DICAS ESSENCIAIS PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO NA MEMÓRIA:
1 – DESAPEGUE-SE DOS ALIMENTOS QUE PREJUDICAM SEU FOCO
De nada adianta melhorar a alimentação se os grandes vilões da saúde cerebral e da performance cognitiva continuam na sua dieta, é preciso desapegar-se de alimentos que lhe intoxicam e não lhe trazem saúde integral.
Você vai precisar tirar da dieta:
Gordura Trans: aumenta do risco de depressão e ansiedade, atrapalhando inclusive a função dos neurônios. (verifique se encontra gordura trans no rótulo do que você está comendo: biscoitos, pães, sorvetes..)
Excesso de Glúten: ação tóxica no cérebro, diminuindo a concentração e a nossa produção de serotonina: o famoso hormônio do bem estar. Presente no trigo, cevada e aveia.
Excesso de leite: estudos de intervenção mostram que consumir mais que a quantidade indicada ao dia (2 a 3 porções) prejudica a memória de curto prazo. Diminua o consumo de lácteos como iogurtes, queijos e creme de leite.
Açúcar (sempre ele, grande vilão que desconcentra e lhe deixa cada vez mais ansioso por comida).
2 – INGIRA ALIMENTOS QUE TURBINAM SEU CÉREBRO
Alguns alimentos são os queridinhos do nosso sistema nervoso central. Invista neles sem erros:
Fontes de Omega-3: Peixes, chia, linhaça. Também são fontes de Se e Zn que diminuem o cansaço e estimulam o cérebro.
Fontes de Fisetina: Morangos, pêssegos, maças, uvas e tomates. Melhoram a memória e estão relacionados a prevenção do Alzeimer.
Fontes de Antocianinas: Frutas vermelhas e beterraba. Antioxidantes que protegem os neurônios, consumo de suco de uva melhora a função cognitiva em curto e longo prazo. Consumo de suco de beterraba: os nitratos presentes na beterraba aumentam a quantidade de oxido nítrico no sangue, melhorando a performance do atleta e também a performance cognitiva. Nitrato no Cacau, no Espinafre cru e Beterraba crua. A ATIVIDADE FISICA TAMBEM TEM ESSA FUNCAO.
Fontes de Colina: OVOS, a colina participa da formação dos neurônios, contem ainda acetilcolina um neurotransmissor essencial para memória e o aprendizado.
Não esqueça que a concentração, memória e atenção dependem do seu status de vitaminaB12 no organismo (essa vitamina é mais encontra em fontes de origem animal – como carnes).
Vegetarianos e pessoas que sentem indigestão com o consumo de carnes devem avaliar sempre o status dessa vitamina em sangue e atentar para reposição (tarefa que deve ser feita pelo seu nutricionista).
3 – ESTIMULANTES NA MEDIDA CERTA
Sei o quanto aquele cafézinho na hora que a disposição acaba faz a diferença para voltarmos com energia. Café, se consumido na medida certa, pode ser sim uma boa escolha, mas quando erramos na dose ele pode trazer ansiedade, dores de cabeça e aumento no estresse!
A dica “pulo do gato” é trocar as xícaras de café por chá verde. Estudos indicam que o chá verde melhora o acerto em testes cognitivos (uaaaauuu!).
Os mesmos estudos sugerem que ele melhora a atenção e o estado de vigilância durante o dia. Mais legal ainda é que além de cafeína (que é a responsável por lhe manter acordado) o chá verde contem um composto chamado L-theanina – que é um calmante natural relacionado ao controle da ansiedade. Tem como não adorar?
4 – CAFÉ DA MANHÃ: UMA OPORTUNIDADE PARA NUTRIR SEU CÉREBRO!
Para facilitar a vida de quem não sente muita fome ao acordar, elaborei uma receita de vitamina para melhorar o desempenho do seu cérebro para o dia todo!
RECEITA 1: Smoothie energético
1 banana madura
1 punhado de espinafre cru
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de chia ou linhaça
1 colher de sopa de castanhas de caju
200ml de água de coco
Basta bater tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo.
RECEITA 2: Suco vermelho poderoso
¼ de uma beterraba
1 fatia de melancia
4 morangos
1 colher de chia ou linhaça
100ml de água
Basta bater tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo.