Grão de bico é tudo de bom mesmo, aqui em casa costumo prepará-lo de diversas formas, mas a de hoje é super inusitada, já que a massa do empadão foi feita apenas com grão de bico processado juntamente com o caldo onde foi cozido o frango, e o resultado é uma massa maravilhosa, bem parecida com as massas que preparamos com farinha de trigo e manteiga, essa não vai nada de farinha, ou seja, ela é glúten free nem vai margarina, é para comer sem culpa mesmo e se beneficiar das várias propriedades excelentes que o grão de bico possuem e que fazem bem à nossa saúde!

Vale muito a pena anotar essa receita, façam e depois voltem aqui para me contar o que vocês acharam dela, ok?

unnamed

Ingredientes da massa

300 grs de grão de bico cozido

2 colheres (sopa) de azeite

Caldo do cozimento do frango

Sal a gosto

Ingredientes do recheio:

 500 grs de peito de frango desossado

1 cebola grande picadinha

4 dentes de alho picados e amassados

1 tomate picado sem pele

1 cenoura grande cortadinha e cozida “al dent”

1 colher (sopa) de erva de provence (outra erva de sua preferência)

cheiro verde picado a gosto

1 xícara (chá) de milho verde

1/2 xícara de molho de tomate

1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo

Azeitonas picadas a gosto

1 xícara do caldo do cozimento do frango

100 grs de requeijao de bufala ou ricota

Pimenta vermelha a gosto

Sal a gosto

Azeite

Modo de preparo da massa:

Coloque o grão de bico cozido no processador juntamente com o azeite e 1/2 xícara do caldo do cozimento do frango (é esse caldo que dará sabor à massa de grão de bico) e bata até obter uma massa compacta e homogenea, se necessário vá acrescentando mais o caldo do cozimento do frango, mas aos poucos para não perder o ponto, o ideal é que se forme uma massa uniforme que tenha um ponto parecido com o das massas tradicionais com as quais fazemos os empadões.

Modo de preparo do recheio:

Cozinhe o peito de frango com os seus temperinhos de sempre.

Eu costumo prepará-lo assim: Numa panela, aqueço uns fios de azeite e refogo meia cebola media picadinha, juntamente com 3 dentes de alhos. Em seguida, coloco os peitos de frango na panela e douro-os, acrescento a esse refogado um cubo de caldo de frango esfarelado, 1 colher (sopa) de mostarda, erva de provence a gosto, 2 colheres (sopa) de molho shoyo, 1 pimenta dedo de moça picadinha, pimenta do reino a gosto, meia xícara de molho de tomate, sal a gosto e água quente até cobrir todo o frango, mexo tudo e deixo cozinhando por cerca de 30 minutos. Depois de pronto, coloco o frango em uma vasilha e deixo esfriar para poder desfiá-lo, reservo também o caldo do cozimento do frango.

Agora, preparo o recheio da seguinte forma: Em uma panela, aqueço uns fios de azeite e acrescento 1 cebola média picadinha juntamente com 4 dentes de alhos picadinhos. Quando a cebola começa a ficar transparente, adiciono o frango desfiado a esse refogado e também acrescento nessa hora o molho de tomate, as azeitonas picadinhas, o tomate picadinho, a cenoura em cubinho, o milho verde e refogo tudo mais um pouco.

Por último, com o fogo desligado, acrescento o requeijão, o cheiro verde picadinho, se necessário corrijo o sal e também coloco umas gotinhas de pimenta vermelha, mexo tudo e só utilizo o recheio depois que ele estiver totalmente frio.

Montagem: 

Unte e enfarinhe um forma de fundo falso de 20 cm de diâmetro. Disponha a massa no fundo a nas laterias da massa usando os dedos para acomodá-la, tenha cuidado para não deixar uma espessura grande de massa tanto nas laterais, quanto no fundo e reserve pelo menos 1/3 da massa para cobrir o empadão. Em seguida, acrescente o recheio frio, faça uma bola com o restante da massa que sobrou e coloque-a entre 2 pedaços de papel filme e vá abrindo com o auxílio de um rolo em um formato circular até alcançar o tamanho ideal para cobrir o empadão, coloque esse círculo com cuidado por cima do recheio e pincele uma gema de ovo.

 Leve ao forno pré-aquecido a 180 °c por aproximadamente  30-35 minutos, ou até o empadão ficar dourado.

Bom apetite!