Obaaa, férias! Você consegue acreditar que já chegou? Eu não sei sobre você, mas eu estou ficando tão animada para todas as festividades e o tempo com a minha família, amigos e viagens! Me deixam tão feliz!

 

holiday-overeating

Porém eu tenho que admitir que as férias podem também me deixar um pouco estressada. Tenho certeza que você terá milhões de eventos sociais, happy hours e muitos encontros de final de ano. E esta temporada ocupada traz conosco muitos desafios ao nosso auto-cuidado. O que fazemos errado? Comer sem culpa (que normalmente leva a excessos.). É por isso que eu recolhi minhas melhores estratégias conscientes para nós todos usarmos a comida em encontros com refeições encantadoras e além.

Desde encontros com familiares até saidinhas depois do trabalho, não faltam encontros que incentivem beber, comer e ingerir mais sobremesas ao longo de toda a conversa na mesa. Isso não é necessariamente totalmente ruim, é um momento maravilhoso do ano e as sobremesas deliciosas devem ser desfrutadas! A questão é que muitos de nós enfrentamos, no entanto, o que é realmente desfrutar. Em outras palavras, às vezes nos perdemos sem nenhum senso real de como comemos, bebemos ou até mesmo o que é realmente delicioso e não é. Tudo ocorre com muita pressa.

overeating
Comendo como se não houvesse o amanhã não é necessariamente estar no presente

Não se preocupe, estas dicas que irei lhe entregar são apenas para ocasiões especiais Abaixo, você encontrará o seu guia para como fazer refeições nas férias e ter uma intenção mais calma na hora de escolher.

  1. Comece a manhã de suas férias mais centrado. Aproveite o tempo livre pra começar a praticar um pouco de amor com a meditação, fazendo um suco verde, definindo uma intenção do que será o seu dia e qual cenário você quer vivenciar no seu dia. Pra mim funciona fazer 4 respirações na cama sentada no ritmo 4-4-4 (inspira 4 – segura 4 – solta 4 segundos) onde visualizo como será meu dia colocando intenções positivas no que quero experienciar.
  2. Tenha um plano para os parentes intrometidos. Cada família tem pelo menos um: aquele parente que está sempre preocupado com o que está ou não no seu prato. Você pode agradecer com educação sem soar como um arrogante e simplesmente recusar a comida indesejada. *Idéia bônus: Traga um ou dois pratos nutritivos onde for. Esta é uma maneira fantástica de garantir que não só você estará comendo melhor mas também como irá apoiar a saúde e o bem-estar de seus entes queridos também.
  3. Desfoque a atenção da mesa. Minha mãe me ensinou esta dica e ela sempre se sente especial com festas e feriados. Que melhor maneira de aproveitar o momento que enfeitar a casa? Colocar uma música brasileira, calmante, com clima de verão, luz de algumas velas, ou até mesmo ligar o jogo de futebol se é parte de sua tradição. Mesmo se você não estiver recebendo os amigos ou familiares, você pode oferecer para ajudar com as decorações. Isto é importantíssimo, nos lembra da parte do propósito que nos conecta nestes períodos através dos rituais da nossa “tribo”e família.
  4. Remova distrações. Nenhum e-mail, sem Facebook, sem Twitter, sem Instagram (duro, eu sei). Ficar rolando através de seus feeds é fácil pra se perder na delícia dos alimentos no seu prato e conversas em torno de você. Estas coisas merecem 100% da sua atenção, às vezes acontecem apenas 1x ao ano e você será mais feliz e mais realizado de ter dado devida atenção.
  5. Faça seu prato. Sem dúvidas que é mais fácil perder o controle do que se come quando os alimentos estão picados bem na sua frente. Se você quer provar, sente-se, faça seu prato e desfrute bem.
  6. Pergunte-se o que você deseja comer antes de encher seu prato. Esta dica eu considero uma das mais importantes. Eu faço isso antes de eu comprar roupas ou presentes, também. Eu tento visualizar antes de me comprometer ou talvez até me arrepender. Ao perceber o que você realmente deseja, você evita de amontoar comidas desnecessárias que no final irão apenas lhe deixar pesado. Em vez disso, você vai fazer o seu prato com intenção.
  7. Sente-se longe da comida. Tente evitar sentar-se ao alcance do braço da mesa de comida. Dessa forma, você terá que ir conscientemente fazer uma recarga da sua comida.
  8. Devagar pra mastigar! Parece tão simples e ainda com todo o tumulto dos feriados é tão fácil esquecer que a parte básica (e essencial) da nutrição é: mastigação. Use seu tempo e mastigue, mastigue, mastigue, querido. Seu estômago não tem dentes, por isso você mastiga. Além disso, mastigação lhe permite saborear-e apreciar-o que está no seu prato muito mais (pra não mencionar digeri-lo melhor!). Largue seu garfo, descanse um pouco e continue a conversa com calma. Você vai começar a perceber que precisa muito menos de comida para se sentir satisfeito se você usar o seu tempo melhor.

Quer mais dicas de como estas? Pegue seu ebook de receitas para o Natal!

Agora eu adoraria ouvir de você: Alguma dessas dicas ajudam você? Ou, que dica você poderia adicionar à lista?

Paz e consciência,

Karen