Nós dizemos o tempo todo: “A menor mudança que se faça já causa uma grande diferença!”. E uma das maneiras mais fáceis de começar a ver estas boas diferenças é fazendo algumas troquinhas simples na hora das compras dos seus alimentos! Comida é combustível, o fundamento básico que determina como nos sentimos, pensamos, dormimos, movemos. Quando você se alimenta de uma forma mais saudável melhor o seu corpo funciona.
Apesar do que dietas da moda possam pregar de dieta mágica, no momento, não tem escapatória. A regra é simples: fazer escolhas alimentares mais saudáveis é a raiz para dar tudo certo.
Aqui está uma lista das principais trocas alimentares pra começar a ter mais saúde HOJE!
Trocas inteligentes para praticar diariamente:
AO INVÉS de batata, use… Couve-flor. A batata-branca (baroa, mandioquinha, etc) é um amido vegetal de alto índice glicêmico. Isso significa que é uma fonte significativa de açúcar que, uma vez digerida, faz com que o açúcar no sangue suba rapidamente afetando o funcionamento da insulina e ganho de peso. Ou seja, quando os níveis de energia caem o alimento é armazenado como gordura em vez de combustível e a propensão ao ganho de peso aumenta.
Dica da nutri: Trocar para a couve-flor. Couve-flor cozida no vapor, ou purê de couve-flor, tem um sabor muito semelhante ao de batatas e ainda contém níveis de nutrientes muito mais elevados (Uebaa!). A couve-flor é rica em fibras, vitamina C e antioxidantes que previne câncer, reduz a inflamação e auxilia demais na limpeza diária do fígado.
AO INVÉS de massa, use… Massa sem glúten. As massas brancas convencionais são feitas de farinha de trigo refinada onde neste processo se retira todos os nutrientes que poderiam haver no trigo. Isso deixa você com uma carência enorme de fibras, vitaminas, minerais e fitonutrientes. As massas refinadas podem alterar bastante o açúcar no sangue, levando a mudanças de humor, cansaço (aquele sono depois da refeição até o dia inteiro), ganho de peso, dores de cabeça e vontade de comer mais ainda.
Dica da nutri: Trocar por massas com base vegetal. Você já encontra massas de arroz, grão-de-bico, quinoa, ou fazendo seu próprio macarrão de abobrinha!
AO INVÉS DE LEITE DE VACA, use… Leite vegetal. Cerca de 65% das pessoas são incapazes de digerir o leite de vaca. Elas não têm a enzima necessária pra digerir o leite, o que leva a uma série de problemas de saúde, incluindo problemas na digestão completa, complicações de pele e afeta também o cérebro (dores de cabeça, cansaço ou hiperatividade). O leite de vaca contém uma proteína bastante alergênica, como a caseína, e ingerir ela em excesso pode levar ao ganho de peso, diabetes, inflamação e doenças autoimunes.
Dica da nutri: A questão não é usar leite sem lactose, pois o problema está na caseína (no leite em si) então a troca por um leite à base de vegetais, tais como arroz, amêndoas, de coco ou de aveia é essencial.
AO INVÉS DE ALFACE, use… Couve e espinafre. Só porque nós estamos comendo saladas não significa necessariamente que estamos caprichando na nossa nutrição. Alface é um vegetal que hidrata, tem o poder de relaxar, mas é um pouco carente de nutrientes. Então se você vai optar por um prato de verduras porque não fazer isso valer a pena?
Dica da nutri: Ao trocar por vegetais verde-escuros como couve, espinafre e rúcula, você aumenta significativamente o seu consumo de vitaminas, minerais e antioxidantes! Estas folhas auxiliam também na desintoxicação, melhoram o colesterol, reduzem inflamações, a saúde de pele e prevenção do câncer.
AO INVÉS DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS, use… Stévia. Adoçantes artificiais como sacarina, sucralose e aspartame são adoçantes naaaada nutritivos e bem químicos que podem causar uma variedade de problemas de saúde como distúrbios digestivos, ansiedade, câncer e infertilidade! Fique atento pois eles são encontrados em tudo, desde alimentos diet, bebidas, balinhas, bebidas energéticas, barras de cereais e alguns iogurtes. Então, por isso, sempre olhe os rótulos.
Dica da nutri: Trocar para o adoçante Estévia/Stévia. Stévia que é sem calorias e natural derivado de uma planta. Até hoje é o único adoçante liberado e sem contraindicações, pois não representa o mesmo risco de saúde como o açúcar artificial e ainda assim acrescenta um sabor doce.
AO INVÉS DE ÓLEO VEGETAL, use… Óleo de coco. Os óleos vegetais (girassol, soja, algodão, canola, etc) são os mais comuns para cozinhar e assar mas eles são altamente processados e geralmente geneticamente modificados podendo levar a infertilidade, problemas imunológicos e envelhecimento acelerado.
Dica da nutri: Troque pelo óleo de coco. O óleo de coco tem ponto de fumaça bem alto (377°C), fazendo dele um óleo estável para cozinhar e assar em altas temperaturas. O óleo de coco também é rico em gorduras saudáveis que ajudam no tratamento de fungos (candidíase, micose, caspa), estimula a tireoide, o sistema imunológico, o metabolismo, e ajuda a tratar também o trato digestivo (muito usado em prescrição de nutricionistas).