Você já dever ter ouvido falar que você precisa de muito cálcio mas, será realmente que é o cálcio apenas o importante da história?
O cálcio ajuda na construção da densidade dos nossos ossos e impede o desenvolvimento de osteoporose também,mas agora saiba que há um outro mineral que merece a nossa atenção suprema: o magnésio.
O magnésio é como um coadjuvante – tá ali, quase ninguém lembra dele – mas bem importante para o sucesso global da absorção. Sem ele, nada mais funcionaria. Ele é requisitado em todos os órgãos do corpo, especialmente para os ossos, dentes, coração, músculos e rins. Ela ativa enzimas, contribui para a produção de energia e é fundamental para a condução de impulsos nervosos, contração muscular e ritmo cardíaco normal.
ENTENDENDO DEFICIÊNCIA
O magnésio é abundante nos alimentos – nos vegetais de folhas verdes, nozes, sementes e leguminosas (feijões, grão de bico,etc), mas o que se vê em clínica é que nós não estamos equilibrados e recebendo o suficiente para o que o nosso corpo precisa.
Estudos indicam que adultos consomem apenas 66% da dose de magnésio diária recomendada, nos tornando atualmente deficientes crônicos!
E POR QUE ESTAMOS DEFICIENTES?
Uma razão provável que isto esteja acontecendo é que esses alimentos saudáveis são frequentemente trocados pelos alimentos processados pobres no mineral. Além disso estamos consumirmos café, refrigerante, sal e álcool demais, que são comprovados por roubar minerais do nosso organismo, tais como cálcio e magnésio.
Outra razão da deficiência se justifica que quando estamos no períodos menstrual, com suor excessivo, ingerindo certos medicamentos, com estresse prolongado, o magnésio é aclamado para equilibrar a situação e se você não der conta de ingerir mais fontes dele, você fica deficiente.
Ainda, há estudos já demonstrando que aumentar os níveis de magnésio no organismo pode afetar positivamente muitas doenças crônicas e sintomas.
Listei aqui 10 razões pela qual o magnésio tem o grande potencial de lhe ajudar:
HIPERTENSÃO E DOENÇAS DO CORAÇÃO Ele pode reduzir a pressão arterial, reduzir a incidência de acidente vascular cerebral e arritmias cardíacas.
DIABETES TIPO II: O magnésio é um co-factor para mais de 100 enzimas envolvidas no controle do açúcar no sangue e para o funcionamento adequado da glicose.
ENXAQUECA: A deficiência de magnésio está relacionada a fatores que aumentam as dores de cabeça. Sua suplementação melhora a comunicação de neurotransmissores melhorando foco e a atenção.
INSÔNIA Suplementar magnésio (procure um profissional) aumenta a duração do sono, promovendo um sono mais profundo , reduzindo a incidência de insônia.
PRISÃO DE VENTRE Magnésio aumenta a quantidade de água nos intestinos, o que ajuda no peristaltismo – o movimento ondulatório necessário para os movimentos normais do intestino. A água também ajuda na passagem das fezes e o magnésio relaxa os músculos do intestino.
OSTEOPOROSE O magnésio está envolvido na formação do osso e também transforma a forma ativa da vitamina D, que regula a saúde dos ossos.
HUMOR: Os estudos têm mostrado que quando o magnésio está deficiente na dieta, há um maior risco de depressão.
INFLAMAÇÃO: Uma dieta com baixo teor de magnésio tem sido associada a um aumento do processo inflamatório.
TPM (Tensão-Pré-Menstrual): Embora pesquisas ainda estejam em andamento, existem fortes correlações entre a suplementação de magnésio com uma redução de cólicas pré-menstruais e alterações de humor. Isto acontece devido à capacidade do magnésio em relaxar os músculos e acionar neurotransmissores que causam sensação de relaxamento.
Como aumentar seus níveis de magnésio: Separei os alimentos com concetrações mais elevadas de magnésio, tornando esse processo de aumento da ingestão mais fácil pra você. Ah, e lembre que uma vez que o corpo utiliza o mineral de uma forma constante, coma estes alimentos ao longo do dia, em todas as suas refeições.
ALIMENTOS: Acelga, cacau, castanha de caju, chia, abóbora, sementes de gergelim e girassol, quinoa, feijão preto, tempeh, farelo de trigo, gérmen de trigo, amêndoas, castanha do Brasil, painço, nozes, centeio, arroz integral, figos, tâmaras, couve, abacate, salsa, cevada e alho.
MELHORES suplementos de magnésio: Recomendo sempre procurar um profissional para investigar melhor qual é o melhor produto pra você e, dentro os suplementos recomendados, incluem o citrato de magnésio, magnésio glicina, lactato de magnésio. Ainda, uma boa idéia é complementar com vitaminas do complexo B ou B6 com magnésio, pois o nível de vitamina B6 no organismo determina a quantidade de magnésio serão absorvidos nas células.
Obs: A suplementação, caso necessária, sempre deve ser feita com assistência de um profissional, ok?