A necessidade de ingerir suplemento pode variar de mulher para mulher. Eles devem ser aprovados por um médico nutricionista para garantir a segurança durante a gravidez. Em geral, gestantes têm necessidades nutricionais mais elevadas e utilizar suplementos é a única maneira de se obter todos os nutrientes adequados.
Listei aqui para as mamães alguns destes suplementos para você ter uma gravidez saudável:
Probióticos: Uma vez que um bebê nasce com um intestino estéril, irá se desenvolver com base nas bactérias benéficas (ou não) da flora intestinal da mãe. Este é um fator importante: probióticos adequados no intestino do bebê estão relacionados a melhora da função cognitiva, melhora de imunidade e menos riscos de sobrepeso e obesidade na vida adulta do bebê.
Ômega-3: Uma gordura boa essencial para o desenvolvimento do cérebro e coração do bebê.
Vitamina D: Mulheres que ingerem Vitamina D e forma de suplementação possuem menor probabilidade de desenvolver diabetes gestacional, hipertensão arterial relacionada à gravidez ou pré-eclâmpsia.
Ácido fólico: Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligramas por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina. O ácido fólico previne outras alterações, como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio palatina.
Converse sempre com seu Nutricionista para ajustar a dieta em nutrientes que são importantes para todo metabolismo energético do organismo, dentre outros benefícios, ok?
Beijos, Nutri Karen.