desentupir-pia-da-cozinha

Olá, lindo!

Você sente às vezes que está carregando uma carga de tijolos na sua barriga? Embora eu já escreva o básico de como é saudável fazer cocô, ir ao banheiro todos os dias aqui no blog. Hoje eu quero combater a constipação/intestino preso de frente e falar como todos nós podemos ter um intestino mais regular e sermos mais felizes.

A constipação é obviamente desconfortável, mas você sabia que isso poderia levar a problemas de saúde como imunidade baixa, dores de cabeça, problemas de pele, cansaço, ou até problemas mais graves como constipação severa, câncer de cólon, fecalomas e outros problemas digestivos? É por isso, que evitar a constipação crônica é a prioridade número 1 com meus clientes e pacientes.

O que significa ter um intestino “regular”?

Todo mundo tem sua própria definição do que é “regular.” Tecnicamente falando, a constipação é qualquer interrupção no seu ritmo típico de evacuação. Mas se você é do tipo que vai apenas duas vezes por semana e ainda se sente bem, eu diria que ainda vale a pena tentar algumas das minhas dicas abaixo. Veja se pode aumentar o número de vezes que está indo ao banheiro.

Eu sou firme em afirmar que ter uma evacuação uma ou duas vezes por dia é o melhor para o seu belo corpinho.

Como identificar um cocô saudável 🙂

Seu cocô não só deve ser frequente, mas também, fácil de passar, macio, suave, em forma de um “C” ou “S” (a forma do seu trato intestinal) ou em gotas macias claras. Embora a maioria do cocô saudável não seja cheiroso, não deve-se necessitar usar máscara de gás para ficar por perto. E, por último, se você come montes de folhas verdes (estrelinhas de ouro pra você!) é normal seu cocô ser marrom ou marrom esverdeado escura.

Se você ainda está na dúvida como seu cocô deve ser, aqui vai a escala que usamos para avaliar em consultório:

P.S: O que você deve observar é se você está fazendo algo próximo da forma 3 ou 4, chamada de “salsicha” ou “banana marrom” (sim, são péssimas as descrições e espero não traumatizá-lo com as palavras).

 

 

constip_f1
Escala de Bristol

 

Causas do intestino preso e como aliviar a situação:

Use minhas dicas abaixo para ajudar a soltar as coisas. A constipação é causada geralmente por dois ou mais das seguintes causas:

1. Fibra não está o suficiente. Você precisa de alimentos fibrosos em quase todas as refeições, que incluem uma mistura de ambos: Fibra insolúvel (Ex.: Grãos integrais, nozes, sementes, frutas e casca de vegetais) e fibra solúvel (Ex.: Sementes de chia, sementes de linhaça, aveia, feijões, lentilhas e morangos). Desfrute de alguns desses alimentos nutritivos todos os dias, variando, usando por cima de frutas, saladas, preparações para manter seu cocô saudável.

2. Água não está o suficiente. Você precisa de água para melhorar o movimento das fibras no seu intestino. Sem bastante água, suas fezes tornam-se desidratadas e difíceis de passar. Tente ingerir ao menos 8 copos de água (pura!) ao dia.

3. Exercício não está o suficiente. Pelo menos 20 minutos por dia de atividade aeróbica de baixo impacto como caminhar, correr, dançar ou polichinelos. Isso irá encorajar o movimento do seu sistema gastrointestinal (TGI). Tente andar a pé ou ficar em pé no metrô para ajudá-lo a incorporar mais atividade em seu dia de trabalho ou ir andando para o almoço, que tal?

4. Verificar uso de suplementação excessiva de Cálcio e Ferro. Caso você esteja suplementando sua dieta, estes minerais essenciais podem fazer seu intestino dar uma paradinha. Se você acha que estes suplementos podem ser os culpados da sua constipação, vá para meus guias para a obtenção de cálcio e ferro através da sua alimentação. Alimentos fonte destes minerais são mais suaves no seu sistema, porque eles não vêm de uma forma tão concentrada. Além disso, os alimentos fontes de cálcio e ferro também contêm fibras e outros nutrientes que dão suporte a um sistema digestivo saudável e previne a constipação!