/ 11.ago.2016

Seu café da manhã é mais importante do que você imagina

Se você comer porcaria no café da manhã, provavelmente você vai querer comer porcaria o resto do dia.

É isto o que alguns trabalhos mostraram: que a sua energia e sua fome ficam mais controladas ao longo do dia quando você inclui cereais integrais (linhaça, chia, aveia, etc) e proteína magra no café da manhã, por exemplo.

Mas não se iluda com o que vê por aí. Há muita informação ainda que a indústria dos alimentos (indústria de cereais matinais e de laticínios) nos levou à acreditar que são as melhores opções saudáveis para um café da manhã.

Nos fazem acreditar que a combinação de torradas ou uma tigela de cereal açucarado (à base pura de milho, maltodextrina, açúcar, xaropes…) com leite de vaca certamente constituem uma fonte de energia saudável.

E garanto à você que não é bem assim. E que isto não é a melhor opção (nem de longe) pra você.

A saída é garantir variedade em comida de verdade, incluindo alimentos funcionais, novos sabores e combinações.

Reveja seus hábitos alimentares matinais e comece seu dia cada vez melhor.

 

Então como fazer um café da manhã de rei?

#Primeira ação:

O café da manhã deve ser a preparação mais rica em substâncias antioxidantes do seu dia.

Basta ver o exemplo de terapias milenares, como os países orientais que consomem os chás derivados da planta camellia sinensis (ban chá, chá oolong, chá verde, branco, vermelho, etc) logo ao acordar pelo alto teor de antioxidantes presentes nesta planta que ajudam a tirar todas as sujeirinhas impregnadas durante a reciclagem do seu sono. Aqui abaixo você terá outros exemplos de como fazer isto!

#Segunda ação:

Acrescentar gorduras e proteínas no seu café da manhã tem mostrado bastante eficiência em desintoxicar o seu organismo e também para perder peso mais rápido. É simples e pode te ajudar mais do que imagina!

Vamos começar o dia colocando a MÃO NA MASSA:

  1. Um exemplo lindo de como consumir bons antioxidantes – um prato de mamão, abacate e uvas, com um fio de mel e um pouco de quinua em flocos. Mamão tem vitamina C e licopeno (carotenóide); o abacate tem vitamina E, carotenóides diversos e glutationa e um pouco de vitamina C; uva tem resveratrol e ácido tartárico; mel tem alta concentração de flavonóides e catalase (enzima) e a quinua é rica em proteína! Importante: fibras (quinua, chia, linhaça, aveia) são fundamentais para geração de energia por conta das vitaminas do complexo B;
  2. Tenha o costume de comer ovos mexidos diariamente. Sei que às vezes enjoa, então você pode fazer uma variação simples: ovos feitos com um fio de azeite de oliva + cúrcuma. O segredo é fazer em fogo baixo com a panela tampada, não precisa virar os ovos, a gema cozinha bem e os ovos ficam mais bonitos. Assim que quebrar os ovos adicione sal do Himalaia e a cúrcuma, em seguida tampe a frigideira e só abra no final. A temperatura de cocção (baixa) melhora a biodisponilidade dos antioxidantes presentes na cúrcuma que também age como anti-inflamatórios;cafc3a9-da-manha-6
  3. Não faça guerra, faça sucos. Sucos verdes são uma maneira rápida e fácil para se obter grandes quantidades de antioxidantes a partir de verduras e frutas. Além disto, os vegetais verde escuros (couve, rúcula, agrião) contêm aminoácidos, que unidos formam proteínas completas;

 

Ainda não sabe como fazer Sucos verdes? Então aprenda e baixe agora aqui o meu Ebook, que eu ajudo você: 

capalivro

 

  1. Banana picada com 1 colher de café de óleo de coco + 1 colher de sopa de aveia em flocos é uma forma interessante de fornecer energia, perda de peso e para se obter um ótimo rendimento durante o seu treino após o café da manhã! Bom demais, comida de verdade!banana3

Algumas outras dicas de preparações para seu café da manhã:

  • Mingau de quinua com leite vegetal (de castanha de Pará, por exemplo)
  • Frutas picadas com granola e semente de linhaça dourada e torrada integral com creme de ricota
  • Pão integral com pasta de tofu e bolo de banana com aveia, suco de fruta
  • Smoothie de whey protein (bata whey chocolate com polpa de fruta vermelha congelada e leite vegetal gelado)
  • Iogurte desnatado com óleo de coco e geléia de frutas vermelhas, pão de grãos com azeite extravirgem
  • Suco verde (com inhame!) e torrada integral com pasta de ricota
  • Chá verde feito com gengibre e torrada sem glúten com tahine, mamão com quinua em flocos
  • Omelete de claras com tomate e oregano, cafézinho
  • Açaí com nibs de cacau cru e whey protein

 

20150312173436ezwtgk

COMENTE NO BLOG
  • Alessandra

    Karen quando você fala em torrada integral, creme de ricota e bolachona de arroz são os industrializado ou receitas caseiras? Tenho muita dúvida na hora de comprar esses produtos prontos!
    Adoro sucos verdes, mas sinto q fico muito estufada, me causam muitos gazes por eu ter a síndrome colo do intestino irritado. Alguma dica pra isso?
    Amo suas dicas! Vc é maravilhosa!

    • KarenSchlosser

      Oi Alessandra! Obrigada pela sua mensagem e seu carinho!
      A torrada, creme de ricota e bolachona de arroz são produtos que voce encontra em mercados. Entendo a sua preocupacao de comprar produtos no mercado mas tem muita coisa e boa por aí! E que facilita a vida também, né? 😉 Quanto ao intestino irritável indico avaliar suas sensibilidades alimentares, fazer uma dieta de exclusao, reposicao com probioticos e glutamina…e outros nutrientes Seria um aconselhamento mais individualizado mesmo. Se precisar saber mais me manda um emailzinho karen@karenschlosser.com.br Bjs!

LEIA MAIS