/ 07.nov.2016

Quais os benefícios de uma dieta de Baixo índice Glicêmico?

O índice glicêmico (IG) é um fator atribuído aos alimentos que leva em consideração a quantidade de glicose presente em cada um e a velocidade com que essas moléculas atingem a corrente sanguínea e está diretamente relacionado à glicemia (nível de açúcar circulante no sangue).

Ao ingerirmos alimentos de alto índice glicêmico (IG), ocorre a liberação de grandes quantidades de insulina pelo pâncreas na tentativa de manter os níveis de glicose no sangue dentro dos limites normais.

Já uma dieta de baixo índice glicêmico, com “Carboidratos do Bem”, ou seja, rica em alimentos que não geram picos elevados de glicose no sangue, evita sobrecarga ao organismo e ajuda no emagrecimento.

De modo geral, ao ingerirmos alimentos de alto índice glicêmico (como o açúcar refinado, por exemplo), a taxa de glicose no sangue alcança picos muito altos e o excesso de glicose não utilizada será convertida na forma de gordura no corpo.

Quando a pessoa mantém uma dieta com muito açúcar, e/ou alimentos de alto índice glicêmico, o acúmulo de gordura aumenta progressivamente.

Por isto que manter uma dieta balanceada focando nos alimentos de baixo índice glicêmico fará com que seu corpo utilize as reservas de energia provenientes da gordura e, consequentemente, você perderá peso!

 

O que são os “Carboidratos do Bem”?

Os carboidratos do bem são aqueles que contém mais fibras no seu estado original e não tem potencial inflamatório, como o trigo e o açúcar.

Pra saber mais quais são eles, você pode consultar o ranking do índice glicêmico (IG) que é determinado em uma escala de 0 a 100: baixo índice glicêmico (IG menor que 55), médio índice glicêmico (IG entre 56 e 69) e alto índice glicêmico (IG superior a 70).

Veja na tabela os Carboidratos de baixo índice glicêmico assinalados em VERDE:

 

 

E como Incorporar os Carboidratos do Bem na Alimentação?

 

  • Colocar meia batata doce para um cozido para 4 pessoas
  • Fazer um Tabule de Quinoa de Jantar
  • Fazer um chili con carne usando meia xícara de feijão para uns 700 gramas de carne
  • Fazer um purê misturando uma batata doce e uma abóbora menina (a abóbora menina tem poucos carbos)
  • No japa, dá para pedir um combinado de sushi com sashimi
  • Cortar chips de batata doce bem fininhos e servir com um peixe, ou ceviche. Uma batata rende um montão de chips
  • Fatiar a maçã e colocar com um fio de mel no forno com canela 
  • Empadão de Grão de bico com uma massa bem fininha de grão de bico e com um recheio bem gostoso.

E você, coloca carboidratos do bem na sua alimentação? Quais são suas escolhas e dicas para não exagerar? Compartilhe nos comentários!

COMENTE NO BLOG
LEIA MAIS