Podemos agradecer por morar em um país onde existe uma quantidade enorme de alimentos saborosos e de pratos típicos gostosíssimos. Tá certo, tem uns que gostam de mais de umas coisas, outros doutras. Mas tem uma comida que nunca vimos alguém desgostar: o pão de queijo mineiro!

Mas… e quem não come queijo? E se você até come queijo, mas acabou em casa? Vai ficar sem pão de queijo? Nãaaaaao! E nem adianta dizer que é sacrilégio chamar de pão de queijo se não tiver queijo. Sacrilégio é não comer esse pãozinho 🙂

Processed with Snapseed.

Além do “pão de queijo” de mandioquinha ser uma receita super fácil de fazer (não requer batedeira, nem liquidificador, nem nada, é só misturar), super barata (afinal mandioquinha é mais barata que queijo), não possui ingredientes de origem animal (é vegana!) e não contém glúten. Sim, é uma receita glúten free.

Anote os ingredientes:

  • 270g de mandioquinha (=2-3 mandioquinhas grandes suficiente para fazer 250g de purê de mandioca)
  • 75g (=½ xícara) de polvilho doce
  • 15g (=1/8 xícara) de polvilho azedo
  • 30g (=2 colheres sopa) de óleo vegetal (podendo ser de soja, azeite, ou óleo de coco)
  • 1 colher (das de café) de sal ou sal à gosto
  • 1 colher (das de sopa) de água

COMO FAZER: “PÃO DE QUEIJO” VEGANO DE MANDIOQUINHA
PURÊ DE MANDIOQUINHA:

  • NO FOGÃO: Cozinhe a mandioquinha com casca, em água até ficar macia. Desligue o fogo, descasque-as e amasse.
  • OU NO MICROONDAS: fure as mandioquinhas com um garfo em vários pontos, coloque em uma vasilha semi-tampada e leve ao microondas por 8 minutos. Descasque-as, acrescente 1 colher (das de sopa) de água e amasse.

MASSA:

  • Misture todos os ingredientes (purê, polvilhos, óleo, sal e água). Amasse até ficar uma massa uniforme. (É por pouco tempo, essa massa é bem fácil.)
  • No pãozinho da foto você pode ver que resolvi variar e incluí semente de chia e açafrão em pó (aquele “plus” funcional que você pode dar à sua receita)
  • Enrole em bolinhas de aproximadamente 20g, se quiser no tamanho “coquetel”, ou do tamanho que quiser. Coloque em uma assadeira (que caiba no seu congelador). Leve ao congelador por meia hora.
  • Asse em forno pré-aquecido, a 180°C por 30 minutos, ou até que fique dourado.
Pronto, é só comer! Com café, com chá, com suco, do jeito que quiser! Fica uma delícia com suco verde.
Obs: Os pãezinhos depois de enrolados e congelados, podem ser guardados em saquinhos e congelados. Uma boa ideia é dobrar a receita, e guardar o excedente para outro dia.
CURIOSIDADE: POR QUE DEVO CONGELAR A MASSA ANTES DE ASSAR?

1) FORMA: Quando a massa do pão de queijo (massa deste ou de qualquer outro, ou mesmo massa de biscoito) é levada direto para o forno eles derretem antes de assar, perdendo sua forma e virando uma “sola de sapato”. Se você levar massa de pão de queijo (de novo: deste ou qualquer outro, ou mesmo massa de biscoito) congelada, ou pelo menos resfriada, para o forno, rapidamente é formada uma “casquinha” por fora que ajuda e segurar a forma arredondada, e o pão de queijo assa corretamente.
2) TEXTURA: A gordura em sua forma fria é mais sólida (ou pastosa) se mantendo na massa. Levada direto do congelador ao forno a textura se mantém mais agradável, pois a gordura (no caso o óleo ou azeite) não escorre da massa.

3) SABOR: Outro fato: à medida que a massa descansa, parte do amido do polvilho e das batatas se quebram em carboidratos mais simples, como o açúcar. Assim, uma vez que o açúcar é um intensificador de sabor (como o sal), os pãezinhos podem ficar mais saborosos.

 

Gostou? Então comenta aqui embaixo o que achou sobre esta receita!

Beijos, Karen